6A escolarização de crianças psicóticas: limites e possibilidadesO discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescência author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

MINATTI, Sueli Pinto. O registro imaginário, a demanda médica e as primeiras entrevistas na clínica psicanalítica com criança.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100069&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas abre anualmente o Programa de Aprimoramento a Psicólogos. A atividade de Seminários Clínicos compõe o Programa visando articular a prática clínica à teoria psicanalítica. Esta articulação coloca, nesta situação, desafios entre o acolhimento da demanda médica e seu manejo dentro da prática clínica psicanalítica, no atendimento de crianças. Na supervisão dos seminários temos encontrado no conceito do registro imaginário ponto importante para localizar teoricamente estas questões. A definição deste conceito aparece como fundamental, e ponto de partida, para que se possa localizar a doença orgânica, apresentada pela medicina, e seu manejo dentro do tratamento psicanalítico. O objetivo deste trabalho é situar o conceito de imaginário em sua origem e na aplicação clínica, levando em conta a demanda médica, a demanda dos pais e as primeiras entrevistas nos atendimentos psicanalíticos. Pretendemos fazê-lo utilizando um caso clínico que permita esta articulação clínica/teórica dentro da prática clínica no Hospital, e utilizando bibliografia sobre atendimentos com crianças e sobre a teoria a respeito do conceito de imaginário, em Lacan.

Keywords : clínica psicanalítica; registro imaginário; primeiras entrevistas.

        · text in portuguese