6O registro imaginário, a demanda médica e as primeiras entrevistas na clínica psicanalítica com criançaMemória educativa: um elo entre o passado e o presente do ser professor author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

AGUIAR, Tânia M. B. O discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescência.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100070&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 23 June. 2024.

Este texto é o relato de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a circulação do "significante adolescência" no discurso pedagógico, bem como os efeitos provocados por ela na prática pedagógica e educacional. Tratamos desse assunto em torno do eixo teórico psicanálise-educação, observando que a circulação do significante adolescência no discurso pedagógico, se dá a partir de uma "lamentação" sistemática sobre a "impossibilidade" para a educação dos adolescentes, submetendo os professores a certa desorientação, o que provoca a busca por mais conhecimento sobre a adolescência. Nessa busca, os professores, encontram, comumente, explicações (naturalizadas) oriundas do campo da psicologia e que alimentam o conceito de adolescência no imaginário pedagógico.

Keywords : adolescência; psicologização do cotidiano escolar; discurso pedagógico.

        · text in portuguese