Serviços
Psicanálise, Educação e Transmissão
ISBN 978-85-60944-08-8 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line
Resumo
Este texto é o relato de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a circulação do "significante adolescência" no discurso pedagógico, bem como os efeitos provocados por ela na prática pedagógica e educacional. Tratamos desse assunto em torno do eixo teórico psicanálise-educação, observando que a circulação do significante adolescência no discurso pedagógico, se dá a partir de uma "lamentação" sistemática sobre a "impossibilidade" para a educação dos adolescentes, submetendo os professores a certa desorientação, o que provoca a busca por mais conhecimento sobre a adolescência. Nessa busca, os professores, encontram, comumente, explicações (naturalizadas) oriundas do campo da psicologia e que alimentam o conceito de adolescência no imaginário pedagógico.
Palavras-chave : adolescência; psicologização do cotidiano escolar; discurso pedagógico.