6O discurso (psico) pedagógico sobre a adolescência: análise dos impasses docentes provocados pela teorização da adolescênciaEstilos de Incluir: refletindo sobre os onze anos de trabalho do Grupo Ponte author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

PAULO, Thaís Sarmanho and ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Memória educativa: um elo entre o passado e o presente do ser professor.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100071&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 15 June. 2024.

A pesquisa investigou as relações entre as experiências de vida pessoal/subjetiva do professor e sua identidade/prática profissional e como aquelas fornecem o suporte para que a transmissão do conhecimento aconteça por meio de um estilo singular e criativo, com conseqüentes resultados gratificantes para o processo ensinar-aprender. Considerando que a prática educativa é determinada pelas histórias de vida do professor e por suas experiências escolares, interessou-se, neste estudo, em saber como os professores vivenciaram sua trajetória de vida e qual a sua relação com a prática profissional e a possibilidade de auto-realização no exercício do magistério. Foram sujeitos da pesquisa 17 alunos e ex-alunos do PIE-UnB (Pedagogia para professores em exercício na educação básica infantil e fundamental), inseridos no curso de formação continuada Memória educativa e subjetividade docente: do imaginário ao simbólico, realizado inter-institucionalmente pela UnB e UCB. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a memória educativa dos professores, analisada qualitativamente, e os resultados interpretados à luz da teoria psicanalítica. As conclusões do trabalho apontam que é preciso pensar o processo de formação de professores em sua complexidade histórica e particular, refletindo junto com o professor e a partir dele, sua prática e tudo que lhe escapa: seu ciclo de vida, seus sentimentos, as vivências de seu ofício e como estes se afetam mutuamente, constituindo sua história de vida. É de fundamental relevância, para introduzir qualquer mudança na práxis educativa dos professores e na reorientação das ações e dispositivos de formação, compreender e implicar a história de vida pessoal do professor na sua trajetória profissional, pois ambas constituem a dupla face do "ser" professor.

Keywords : formação de professores; psicanálise; memória educativa.

        · text in portuguese