6O que a psicanálise nos ensina, como transmiti-lo aos educadores?Reflexões acerca do tratamento e escolarização de crianças psicóticas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Psicanálise, Educação e Transmissão


On-line ISBN 978-85-60944-08-8

Abstract

VORCARO, Ângela, GAMA, Camila, MONTEIRO, Júnia Penido et al. Entre os sons e os sentidos: quando o simbólico falta. In Proceedings of the 6th Psicanálise, Educação e Transmissão, 2006 [online]. 2006 [cited 18 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100074&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho surge a partir do atendimento de uma criança de cinco anos com traços autísticos que não se envolve no laço social1. Objetiva-se aqui reunir conceitos sobre a origem da socialização infantil mediante o impacto dos ambientes familiar e cultural e os acarretamentos da inconsistência destes. Para isso, problematiza-se o caso à luz das formulações de autores de referência psicanalítica, a saber, Winnicott e Bergès-Balbo.

Keywords : identificação; holding; transitivismo.

        · text in portuguese