6O que a psicanálise nos ensina, como transmiti-lo aos educadores?Reflexões acerca do tratamento e escolarização de crianças psicóticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Psicanálise, Educação e Transmissão


ISBN 978-85-60944-08-8 versão on-line

Resumo

VORCARO, Ângela, GAMA, Camila, MONTEIRO, Júnia Penido et al. Entre os sons e os sentidos: quando o simbólico falta.. In: PSICANALISE, EDUCACAO E TRANSMISSAO, 6., 2006, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100074&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 17 Maio. 2024.

Este trabalho surge a partir do atendimento de uma criança de cinco anos com traços autísticos que não se envolve no laço social1. Objetiva-se aqui reunir conceitos sobre a origem da socialização infantil mediante o impacto dos ambientes familiar e cultural e os acarretamentos da inconsistência destes. Para isso, problematiza-se o caso à luz das formulações de autores de referência psicanalítica, a saber, Winnicott e Bergès-Balbo.

Palavras-chave : identificação; holding; transitivismo.

        · texto em português