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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Desafios na formação clínica de professores: entre o cuidado, o ensino e a transmissão.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100006&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.

A vida pessoal e a vida profissional do professor se imbricam mutuamente e determinam seus modos de ser e de estar na profissão. Ou, como afirma Nóvoa (2000, p.17), "é impossível separar o eu profissional do eu pessoal". Se considerarmos estas premissas como sendo verdadeiras e pertinentes, a formação de professores não pode estar centrada apenas nos aspectos técnicos, didáticos, instrumentais e racionais ligados ao exercício de um saber-fazer profissional. Ela demanda, ao contrário, ser orientada por um princípio ético capaz de sustentar o professor na incômoda posição daquele que exerce, conforme apontado por Freud (1925), um métier impossível.

Palavras-chave : formação; clínica; cuidado; ensino; transmissão.

        · texto em português