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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

As crianças-sujeitos de hoje vivem numa sociedade que as objetaliza. De um lado, aplicamos sobre elas um saber universal, científico, classificatório que obedece a um imperativo epistemológico, próprio do discurso universitário; do outro, induzimo-las ao individualismo consumista, a gadgets ou a objetos de gozo que obedecem a um imperativo do "ter" para não serem segregadas, apartadas, postas de lado, próprio do discurso capitalista. Por isso, elas vêm produzindo novos sintomas e novos males que requerem novos saberes e novos fármacos produzidos pela razão capitalista. Tais crianças são facilmente rotuladas pelos manuais de diagnóstico que parecem querer aplicar a tecnologia exata: a medicalização precisa, a psicologia pontual, a pedagogia sem aresta. Que mais esperar de uma sociedade na qual a clínica freudiana, cuja singularidade do desejo produz sujeitos, é forcluída pelas neurociências cuja universalidade do saber ejeta objetos! Que mais esperar de uma sociedade cujo sonho não é outro senão o de ser regida pelo capital!

Palavras-chave : Criança; Discurso da Universidade; Discurso do Capitalista.

        · texto em português