7La escuela y los profesionales del niñoEntre educar e constituir: efeitos possíveis da educação de uma criança com transtorno grave de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

VOLTOLINI, Rinaldo. A escola e os profissionais d'A criança.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100012&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.

Neste texto discute-se a criança enquanto produção discursiva que emblematiza a contemporaneidade, bem como os impasses a que são levados os vários profissionais que se ocupam dela. É por apresentar um gozo polimorfo, uma impunidade generalizada e um prazer imediato que a criança se torna o ícone de uma época calcada sobre as mesmas características. "A" criança é uma produção nascida da confluência dos vários discursos científicos que a tomam como objeto para descrever-lhe e fundar práticas em torno das crianças.

Palavras-chave : Discurso; criança; contemporaneidade.

        · texto em português