7Entre educar e constituir: efeitos possíveis da educação de uma criança com transtorno grave de desenvolvimentoA recepção higiênica do bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968 author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

CAMARGO, Ana Carolina C. S. de. "Ladainha de professor", qual o assento desse discurso?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100014&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem o objetivo de apresentar parte da reflexão desencadeada por dois textos veiculados pela revista Veja no início de 2008 - o artigo de um economista da educação, seguido da entrevista concedida pela secretária de Educação do Estado de São Paulo -, ambos opondo-se às manifestações reivindicatórias dos funcionários da educação para a melhoria do ensino. Talvez o tom explicitamente agressivo e arrogante adotado pelos autores tenha nos impelido a estender a teoria dos discursos de Lacan sobre essa discussão no campo da educação, levando-nos a atentar aos aportes de tais opiniões, sobre quem seus discursos recaem, produzindo o quê, já que todo discurso tem uma mola propulsora como verdade, um agente do discurso, um outro a quem se dirige, a fim de atingir uma determinada produção. A atitude midiática e política de acachapar a palavra reivindicatória de uma categoria de cidadãos que extravasa em muito os limites da educação no Estado de São Paulo nos pareceu, além de deselegante, no mínimo temerária, porque contribui para o desbastamento crescente da figura do professor, num movimento intimidador, de fazer calar, em nome do cientificismo amalgamado ao discurso do capitalista, onde o sujeito do desejo não existe e onde a verdade é produzida no rechaço do recalque, da castração, num movimento sinistro de destruição do laço social. Em contrapartida, um dos maiores legados de Freud para a cultura foi mostrar a importância de fazer falar aquele que se angustia, para que no exercício da escuta o psicanalista, mantendo-se desalienado do discurso histericizado do analisante, possa fornecer as condições para o sujeito fabricar novos significantes mestres para sua história.

Keywords : Psicanálise; Educação; Neoliberalismo.

        · text in portuguese