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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Para a realização da "Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil", foi desenvolvido um instrumento - o IRDI - para a detecção de riscos para transtornos psíquicos do desenvolvimento infantil. No estudo, utilizou-se de corte transversal seguido por estudo longitudinal com amostra de crianças nas faixas de 0 a 3, 4 a 7, 8 a 11 e 12 a 18 meses, randomicamente selecionadas entre as que procuraram serviços de saúde públicos de 9 capitais brasileiras. Após aplicação dos IRDI, as crianças submeteram-se a Avaliação Psicanalítica (AP3) ao completarem 3 anos. O roteiro da AP3 foi elaborado com base em eixos teóricos extraídos da teoria psicanalítica (Lacan e Winnicott, especialmente) utilizados na definição dos IRDI: suposição do sujeito; alternância presença/ausência; estabelecimento da demanda; função paterna. Instituiu quatro novas categorias nas quais são descritos sintomas clínicos: brincar e fantasia; corpo e sua imagem; manifestação diante de normas e posição frente à lei; fala e posição na linguagem. Considera-se que a AP3 não serve apenas à aplicação aos 3 anos, possuindo grande potencial diagnóstico e capacidade de apontar riscos para a constituição subjetiva e problemas de desenvolvimento infantil. Como um dos possíveis desdobramentos da pesquisa multicêntrica, este trabalho discute algumas conseqüências de sua aplicação em crianças diagnosticadas como portadoras de Transtornos Globais do Desenvolvimento, discutindo sua efetividade e possíveis adaptações para tal fim.

Palavras-chave : Transtornos Globais do Desenvolvimento; psicanálise; avaliação.

        · texto em português