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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Esse trabalho pretende discutir o tratar e o educar na obra freudiana. O interesse pelo tema surge do trabalho desenvolvido na Associação Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica que é uma instituição que trabalha na intersecção Psicanálise e Educação. Nesse sentido, o nome da instituição, por conjugar o terapêutico e o educativo, revela alguma proximidade entre os termos e é esse eixo da proximidade que, particularmente, nos interessa. Em Freud, vemos uma longa discussão a respeito do tratar em psicanálise e sua relação com a educação. Da mesma maneira, são muitos os autores pós-freudianos que até os dias de hoje debatem essa intersecção. São muitos os educadores e psicanalistas que constantemente questionam a especificidade do tratar e do educar, articulação especialmente problematizada com a inclusão escolar. Isso demonstra a importância do tema, bem como a pertinência de um estudo mais aprofundado do que está em jogo aí. Paralelamente a isso, soa intrigante o fato de haver tantas produções que abordam a intersecção entre os campos sublinhando a diferença entre eles em detrimento da proximidade. Nesse sentido, poderíamos pensar que existe algo da ordem de um mal-estar sobre o qual a psicanálise precisa se pronunciar. Tomamos então o eixo da proximidade entre tratar e educar para debater essa relação. Que laço a proximidade nos permite vislumbrar?

Palavras-chave : tratar; educar; proximidade.

        · texto em português