7"Do pedido de compreensão, à posição do analista"A criança errante author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

SANTOS, Catarina Angélica S. Dilema na sala de aula: indisciplina e autoridade. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100022&lng=en&nrm=iso> .

Proponho discutir neste artigo, recortes de uma pesquisa realizada com alguns professores de matemática das escolas públicas de Belo Horizonte. Buscou-se analisar os impasses surgidos em sala de aula, sob a ótica do questionamento da autoridade, a partir dos testemunhos dos educadores. Como método de investigação, junto aos docentes, utilizou-se a Conversação, dispositivo de aplicação da psicanálise aos sintomas da modernidade. Dentre as problemáticas atuais pode-se localizar os sintomas escolares, sejam eles referentes aos problemas dos alunos, sejam relativos às dificuldades que os professores se deparam para lidar com tais discentes. Interrogam-se, neste trabalho, as estratégias subjetivas encontradas pelos docentes para solucionar os impasses com a indisciplina e a autoridade na sala de aula.

Keywords : indisciplina; autoridade; relação professor-aluno.

        · text in portuguese