7A criança erranteO conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

FIAUX, Cristiane and CLEN, Oziléa. O "não-dito" e o compreendido: qual o lugar da criança?.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100024&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 07 May. 2024.

A proposta deste trabalho é debater a respeito do lugar da criança em nosso tempo, a partir da crítica da Psicanálise à Ciência. Uma das conseqüências do discurso científico é o excesso de nomeações. Mas o que há por trás de cada nomeação? Ao passo que a nova ordem da cultura contemporânea produz modificações na subjetividade, a clínica psicanalítica prepara sua escuta para os novos desafios. Este debate se caracteriza por dar voz a algumas inquietações e questões pertinentes ao campo da clínica, pela necessidade de que analisemos as possibilidades de construção de novas idéias e ações, tendo como objetivo discutir os efeitos da nova ordem cultural sobre o sujeito criança.

Keywords : Criança; psicanálise; ciência.

        · text in portuguese