7A criança erranteO conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

FIAUX, Cristiane and CLEN, Oziléa. O "não-dito" e o compreendido: qual o lugar da criança?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100024&lng=en&nrm=iso> .

A proposta deste trabalho é debater a respeito do lugar da criança em nosso tempo, a partir da crítica da Psicanálise à Ciência. Uma das conseqüências do discurso científico é o excesso de nomeações. Mas o que há por trás de cada nomeação? Ao passo que a nova ordem da cultura contemporânea produz modificações na subjetividade, a clínica psicanalítica prepara sua escuta para os novos desafios. Este debate se caracteriza por dar voz a algumas inquietações e questões pertinentes ao campo da clínica, pela necessidade de que analisemos as possibilidades de construção de novas idéias e ações, tendo como objetivo discutir os efeitos da nova ordem cultural sobre o sujeito criança.

Keywords : Criança; psicanálise; ciência.

        · text in portuguese