7O "não-dito" e o compreendido: qual o lugar da criança?A arte de educar e os giros do discurso author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

MAIA, Aline Borba, MEDEIROS, Cynthia Pereira de and BULIK, Karin Juliane Duvoisin. O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogia. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100025&lng=en&nrm=iso> .

Desde Freud, os psicanalistas têm feito esforços de interlocução com outros campos de saber. Em relação à educação, a psicanálise tem sido convocada a explicar e tratar os problemas que surgem no ambiente escolar. Muitos psicanalistas têm enfrentado esse desafio e suas incursões têm produzido resultados. Recentemente a psicanálise foi incorporada por outro campo de saber ligado à educação, a psicopedagogia, e tem sido utilizada pelos profissionais dessa área como referência, às vezes central, para o reconhecimento dos sintomas e seu tratamento. Este trabalho visa apresentar uma análise dos resultados obtidos em uma revisão bibliográfica acerca do que tem sido produzido sobre o sintoma na interface psicanálise e psicopedagogia. A pesquisa foi realizada no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS-Psi; da Biblioteca Científica Eletrônica em Linha - SciELO, bem como no banco de teses da Capes utilizando os descritores "psicanálise e psicopedagogia", com a intenção de encontrar artigos e dissertações que se aproximem da temática proposta. No BVS-Psi foram encontrados resumos de seis artigos. No banco de teses da Capes foram encontradas 21 referências a dissertações e teses com o descritor mencionado anteriormente, porém apenas quatro que se aproximam do tema que interessa nessa pesquisa. Na SciELO não foram encontrados textos com esse descritor. Dentre os textos encontrados observam-se dois eixos de discussão. Alguns autores apontam a apropriação da psicanálise pela psicopedagogia como problemática, ressaltando as alterações conceituais e éticas feitas nessa transposição. Outros defendem uma psicopedagogia psicanaliticamente orientada como um modo de olhar para os problemas de aprendizagem e possibilitar uma "clínica do aprender". Tais resultados exigem um aprofundamento da discussão em torno da concepção de sintoma na psicopedagogia e na psicanálise, na perspectiva de esclarecer a direção do tratamento em cada um desses campos e suas implicações.

Keywords : Psicopedagogia; Psicanálise; Distúrbios de aprendizagem.

        · text in portuguese