7O conceito de sintoma: entre a psicanálise e a psicopedagogiaO brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

REVAH, Daniel. A arte de educar e os giros do discurso. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100026&lng=en&nrm=iso> .

Nesta comunicação explora-se a concepção de discurso de Lacan para pensar o lugar do professor. Toma-se como base as estruturas dos quatro discursos apresentados por Lacan no final da década de 1960: o discurso do Mestre, o discurso do Analista, o discurso Universitário e o discurso da Histérica. Entende-se que o discurso Universitário pode ser tomado como pivô da posição de um professor cujos vínculos com os alunos permitiriam que se efetive o que é da ordem da educação e do ensino, mas com uma condição: a estrutura precisa girar. Se não gira, se as posições não mudam, inviabiliza-se a educação e o ensino. Por isso, explora-se a idéia de que a arte de educar e ensinar consiste em operar esses giros, sem perder de vista o que aí é essencial: o discurso Universitário, o saber na posição de comando, que é fundamental pelo menos quando a nossa referência é a escola moderna e as finalidades que a ela costuma-se atribuir.

Keywords : discurso educacional; educação escolar; posição do professor.

        · text in portuguese