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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

BITTENCOURT, Daniela Chaves Radel y ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares. O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100027&lng=es&nrm=iso> .

Este estudo nomeado O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo propõe uma escuta sobre o lugar ocupado pelo brincar na Educação Infantil, dada sua relevância na constituição do sujeito, sobretudo, nos seus primeiros anos de vida. Segundo Lajonquière (2000), "... o brincar na infância de que se é adulto possibilita à criança posicionar-se perante o desejo". Isso implica refletir sobre as relações que se estabelecem entre professor e aluno na Educação Infantil e a formação de profissionais, com vistas a empreender mudanças na qualidade da sua relação e nos tempos e espaços educativos. A contemporaneidade, marcada por contradições e conflitos de diferentes ordens, suscita reflexões sobre alguns fenômenos, como o encurtamento da infância e o prolongamento da adolescência, que evidenciam a crise por que passa o sujeito contemporâneo. Convido neste estudo para o diálogo autores de campos teóricos distintos, os quais buscam investigar os enlaces possíveis entre aspectos cognitivos e afetivos no ato do brincar, na mais tenra idade do sujeito. Em decorrência deste estudo, uma pergunta emerge: no brincar, de que forma os afetos prazerosos e desprazerosos da criança podem contribuir com a constituição do sujeito e estruturar a construção criativa do saber e do conhecimento?

Palabras llave : Formação de profissionais; constituição do sujeito; brincar.

        · texto en portugués