7O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivoO exercício da parentalidade na contemporaneidade: um estudo sobre a transmissão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

OYAMA, Daniela Kitawa y ARCHANGELO, Ana. A angústia do professor diante do aluno e o sentimento de perda de autoridade. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100028&lng=es&nrm=iso> .

A preocupação em relação aos professores deixou de ser exclusivamente com sua formação, dadas as indicações de que algumas dificuldades enfrentadas por eles têm envolvido a esfera afetiva. Isso é facilmente percebido atualmente pelo alto número de afastamentos e licenças de professores conseqüentes de problemas emocionais. Tendo isso em vista, o trabalho trata da angústia sentida pelos professores diante dos alunos e seu sentimento de perda de autoridade. O trabalho consiste em uma análise psicanalítica do fenômeno da angústia com seis professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública, análise essa realizada por meio de entrevistas abertas e baseada no conceito de angústia de Freud, que o define como reação a uma situação de perigo, ao desamparo psíquico ou físico diante de uma situação traumática. Foram considerados também os conceitos de ansiedade persecutória e ansiedade depressiva de Melanie Klein. O sentimento de perda de autoridade pode significar duas coisas para o professor: pode significar uma projeção por parte do professor no aluno; ou pode significar também o fracasso do ideal de professor, portanto, o temor ao superego na teoria freudiana, por não poder realizar tal ideal. Cada professor tem angústias diferentes das dos demais. A angústia depende da relação do professor com a profissão, com os alunos e, principalmente, consigo próprio. E é assim também com o sentimento de perda de autoridade.

Palabras llave : professor; angústia; autoridade.

        · texto en portugués