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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

SANADA, Elizabeth dos Reis. Implicações do "contemporâneo educacional" sobre a constituição da criança-sujeito. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100030&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho se propõe a discutir algumas das especificidades do discurso contemporâneo e a forma como este é incorporado no campo educacional a fim de verificar seus efeitos sobre o modo como a criança é concebida neste contexto. Neste sentido, propõe-se a refletir sobre a concepção de criança no espaço educacional na contemporaneidade, questionando se poderia se falar de uma criança vista como sujeito ou, antes, como um objeto que se buscaria adequar ao mercado capitalista, à ciência e às teorias psicopedagógicas? Visa a destacar alguns determinantes de alienação do sujeito na contemporaneidade, sobretudo no que se veicula pela associação entre o discurso da ciência e o discurso do capitalista como uma possibilidade de acesso/conjugação do sujeito ao seu fantasma, o que se traduz pela busca de universalização dos laços sociais, proposta pela ciência, a cada vez que, com uma infinidade de objetos de consumo, propõe suturar a divisão do sujeito. Consequências deste processo se fazem sentir no âmbito educacional e destacaremos alguns recortes de um trabalho de escuta com professores acerca da dificuldade em trabalhar com o tema da sexualidade, como material para discussão dessas consequências.

Keywords : Contemporaneidade; sexualidade; relação professor-aluno.

        · text in portuguese