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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

PARLATO-OLIVEIRA, Erika. À escuta da linguagem na clínica de bebês. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100031&lng=es&nrm=iso> .

A linguagem é considerada muitas vezes como sinônimo de fala oral verbalizada e dirigida intencionalmente a um outro num processo sustentado pela cognição do sujeito. A clínica de bebês nos ensina que essa delimitação da linguagem é restrita e simplificadora do processo que envolve e possibilita a produção e apreensão da linguagem. Este trabalho visa destacar os elementos constitutivos da linguagem que estão além da formalização oral e que são determinantes para o trabalho clínico junto às díades mãe-bebê. Assim, destacamos que os aspectos: prosódicos, visuais, olfativos, gestuais, motores, táteis e verbais desempenham um papel determinante na construção de um processo linguageiro. As percepções desses aspectos possibilitam diferentes leituras, interpretações que irão ser constitutivas do sujeito. Estas condições que sustentam e promovem a linguagem são captadas pelo bebê. A linguagem imbricada na estrutura desvela o sujeito e revela seu desejo ao outro, é a esta linguagem, do Outro do outro, que o bebê se põe a escutar.

Palabras llave : linguagem; clínica de bebês; percepção.

        · texto en portugués