7À escuta da linguagem na clínica de bebêsGrupo Mix: o convívio entre crianças "diferentes" e uma possível ampliação da circulação social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

ARAUJO, Fernanda Braga de. A escolarização de alunos com acometimentos orgânicos e psíquicos: educação impossível ou interminável?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 23 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100032&lng=en&nrm=iso> .

O presente texto levanta as questões relevantes e os impasses vividos nas escolarização - regular e especial - de alunos com graves acometimentos orgânicos (surdez, paralisia, cegueira, síndromes, etc) e psíquicos (autismo e psicose). A educação de alunos com tais quadros revela-se, desde as primeiras iniciativas no panorama histórico, como aquela em que diferentes discursos especialistas transitam, prevendo técnicas, manobras e estimulações precisas para minimizar as deficiências e, dessa forma, viabilizar a tarefa educativa mais propriamente dita. O que se constata é uma idéia de educação apoiada numa ação preventiva e corretiva, lançando o professor numa busca por discursos das mais variadas ciências, na tentativa de corroborar sua ação e instrumentalizar-se para responder a questões sobre as quais se vê convocado diariamente, como saúde, alimentação, desenvolvimento motor, entre outras. A tarefa educativa - entendida como a transmissão de marcas simbólicas que possibilitem à criança aceder ao mundo compartilhado1 -, já tão questionada na modernidade, se vê ainda mais obturada no caso da educação especial ou inclusiva, demitindo o professor de seu lugar de educador e transformando-o em um "estimulador de capacidades" e "detector de déficits, deficiências e dificuldades".

Keywords : educação especial; educação inclusiva; deficiência múltipla; distúrbios globais do desenvolvimento; contemporaneidade.

        · text in portuguese