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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

O presente texto levanta as questões relevantes e os impasses vividos nas escolarização - regular e especial - de alunos com graves acometimentos orgânicos (surdez, paralisia, cegueira, síndromes, etc) e psíquicos (autismo e psicose). A educação de alunos com tais quadros revela-se, desde as primeiras iniciativas no panorama histórico, como aquela em que diferentes discursos especialistas transitam, prevendo técnicas, manobras e estimulações precisas para minimizar as deficiências e, dessa forma, viabilizar a tarefa educativa mais propriamente dita. O que se constata é uma idéia de educação apoiada numa ação preventiva e corretiva, lançando o professor numa busca por discursos das mais variadas ciências, na tentativa de corroborar sua ação e instrumentalizar-se para responder a questões sobre as quais se vê convocado diariamente, como saúde, alimentação, desenvolvimento motor, entre outras. A tarefa educativa - entendida como a transmissão de marcas simbólicas que possibilitem à criança aceder ao mundo compartilhado1 -, já tão questionada na modernidade, se vê ainda mais obturada no caso da educação especial ou inclusiva, demitindo o professor de seu lugar de educador e transformando-o em um "estimulador de capacidades" e "detector de déficits, deficiências e dificuldades".

Palavras-chave : educação especial; educação inclusiva; deficiência múltipla; distúrbios globais do desenvolvimento; contemporaneidade.

        · texto em português