7Grupo Mix: o convívio entre crianças "diferentes" e uma possível ampliação da circulação socialSofrimento subjetivo na profissão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

FLACH, Flávia. Educação infantil: a educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivação.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100034&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.

Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são importantes para o desenvolvimento psíquico; por esse motivo, quando se trata de crianças muito pequenas e que freqüentam Creches ou Escolas de Educação Infantil, faz-se necessário pensar sobre a relação que se estabelece entre elas e seus cuidadores. Este trabalho parte da idéia de que esses profissionais ocupam um lugar na história psíquica dessas crianças. Para isso, usaremos o referencial teórico da psicanálise a fim de refletir sobre as possibilidades constitutivas das crianças no espaço dessas instituições.

Palavras-chave : educação; cuidado; constituição subjetiva.

        · texto em português