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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

FLACH, Flávia. Educação infantil: a educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivação. In Anais do 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 18 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100034&lng=pt&nrm=iso> .

Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são importantes para o desenvolvimento psíquico; por esse motivo, quando se trata de crianças muito pequenas e que freqüentam Creches ou Escolas de Educação Infantil, faz-se necessário pensar sobre a relação que se estabelece entre elas e seus cuidadores. Este trabalho parte da idéia de que esses profissionais ocupam um lugar na história psíquica dessas crianças. Para isso, usaremos o referencial teórico da psicanálise a fim de refletir sobre as possibilidades constitutivas das crianças no espaço dessas instituições.

Palavras-chave : educação; cuidado; constituição subjetiva.

        · texto em português