7Educação infantil: a educação e o cuidado enquanto espaços de subjetivaçãoDa curiosidade infantil ao desejo de saber: a criança e a infância author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

MOURA, Francisco. Sofrimento subjetivo na profissão docente. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100035&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação de profissionais do campo educacional que estão em atividade e analisar a produção de "relatos livres orais e escritos (do tipo autobiográfico) das experiências cotidianas vividas no ambiente escolar" por profissionais que participaram do curso de extensão Psicanálise e Educação oferecido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto para as Prefeituras da Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, no ano de 2005. Baseado na perspectiva de Guiust-Desprairies e Cifali (De la Clinique, 2006), no que se refere a intervenção sobre grupos de professores, propomos aos participantes a produção de texto retratando suas experiências. A produção escrita dos participantes foi utilizada como objeto para ilustrar os propósitos teóricos e conceituais evidenciados pela psicanálise. Partiu-se do princípio que este instrumento - a escrita - é um forte aliado na transformação e mudança de postura daqueles que atuam nas profissões de humanos. E, relatar alguma coisa, como está nos textos que entregaram os professores, é narrar ou contar uma história de uma experiência vivida, de uma verdade : os relatos são a priori uma verdade original de alguém que a vivenciou. Nele estão presentes cenários, personagens - e biografias de outrem - e conflitos entrelaçados com os do autor, com a sua história - mesmo que subjetiva. Buscou-se analisar, principalmente, aspectos subjetivos correlatos à profissão docente. O referencial psicanalítico foi o recurso teórico utilizado durante os encontros. Por se tratar de Curso de Extensão, que visa a formação de profissionais em exercício de suas profissões, observou-se que a psicanálise como « tela de fundo » nesta perspectiva de intervenção\formação possibilita aos participantes terem acesso a conceitos teóricos partindo de suas próprios experiências. Nos últimos anos, debates sobre "subjetividade" têm tomado frente nas discussões acerca da formação de futuros educadores. Assim como na clínica psicanalítica tradicional em que o inconsciente se manifesta através de diferentes formas, a intervenção sobre grupos de profissionais do campo educacional provoca esses mesmos efeitos na relação humana, colocando em movimentos fenômeno subjetivos e inter-subjetivos dos envolvidos no processo. Os dados obtidos neste trabalho põem em evidência diferentes tipos de sofrimento que a profissão provoca nesses profissionais.

Keywords : subjetividade; sofrimento mental; autobiografia; docente.

        · text in portuguese