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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

A criança subverte a condição que veio ao mundo ascendendo à posição bípede e cai sob o logos da razão pela transformação decorrente do aperfeiçoamento da visão e pela incidência do recalque nas formas primordiais de comunicação: o olfato e o reconhecimento da voz materna. A nova aparelhagem produzida pelo olhar engaja a criança numa atividade investigativa acerca do sexo: a curiosidade sexual da infância transforma-se em vontade de saber, percurso mediado pelo desejo. O saber é mistério a ser desvendado, na trajetória pela qual o sujeito escreve a sua história, em querer saber sobre si e sobre as coisas do mundo. Tarefa acionada pelo desejo concorre para a constituição de arranjos subjetivos, impulsionada pelas andanças no campo do saber, terreno onde o sujeito depara-se com o representante da espécie, encarregado da transmissão do legado cultural. Nos dois fragmentos apresentados, na clínica com crianças, depreendem-se aspectos importantes nesse caminhar em direção ao saber. O sintoma fala-nos, primordialmente, dessa incursão do sujeito pelo saber e das conseqüências decorrentes do encontro traumático com o representante da espécie: num dos casos, a criança faz a escolha de nada querer saber apresentando queda significativa no rendimento escolar e no outro, há a eleição do sapato da mulher como objeto fetiche. Em ambos, retrata-se a enunciação do real da castração.

Palavras-chave : saber; desejo; curiosidade sexual.

        · texto em português