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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito
ISBN 978-85-60944-12-5
ISBN 978-85-60944-12-5
Abstract
COSTARDI, Gabriela Gomes. Uma escola que se deixa implicar pela queixa.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online... Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100037&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 19 May. 2024.
Este trabalho se refere a um caso de psicanálise infantil em que o pedido de tratamento partiu da escola, a qual tinha a queixa de que o aluno não entrava em sala de aula, permanecendo em outros espaços da instituição. A partir desse estudo de caso, a autora discute como a intervenção da analista sobre a escola produziu um deslocamento na posição institucional de segregação do sujeito como aluno que desviava da norma. Esse efeito se produziu a partir do momento em que a escola tomou uma posição diante da singularidade do seu aluno, assumindo o risco de realizar um ato não previsto em seus procedimentos usuais, o que teve conseqüências para o próprio tratamento analítico do sujeito. A partir deste relato clínico, a autora, ainda, discute teoricamente questões referentes ao Complexo de Édipo e ao manejo que o psicanalista faz da demanda escolar.
Keywords : Escola; Psicanálise; Complexo de Édipo.