7Da curiosidade infantil ao desejo de saber: a criança e a infânciaSintomas na escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

COSTARDI, Gabriela Gomes. Uma escola que se deixa implicar pela queixa. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100037&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho se refere a um caso de psicanálise infantil em que o pedido de tratamento partiu da escola, a qual tinha a queixa de que o aluno não entrava em sala de aula, permanecendo em outros espaços da instituição. A partir desse estudo de caso, a autora discute como a intervenção da analista sobre a escola produziu um deslocamento na posição institucional de segregação do sujeito como aluno que desviava da norma. Esse efeito se produziu a partir do momento em que a escola tomou uma posição diante da singularidade do seu aluno, assumindo o risco de realizar um ato não previsto em seus procedimentos usuais, o que teve conseqüências para o próprio tratamento analítico do sujeito. A partir deste relato clínico, a autora, ainda, discute teoricamente questões referentes ao Complexo de Édipo e ao manejo que o psicanalista faz da demanda escolar.

Palabras llave : Escola; Psicanálise; Complexo de Édipo.

        · texto en portugués