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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

ALMEIDA, Inês Maria M Zanforlin Pires de e OLIVEIRA, Rosalina Rodrigues de. Educação integral e/ou jornada ampliada no ensino fundamental: uma leitura psicanalítica.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100039&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.

Este artigo apresenta, de forma preliminar, elementos para análise e discussão acerca da pesquisa Educação integral / educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira, desenvolvida por um grupo de universidades públicas federais a partir de demanda da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SECAD/MEC), por meio de sua Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, tendo como objetivo mapear a existência de experiências (projetos/políticas) de ampliação da jornada escolar, vinculadas a sistemas, redes e/ou instituições públicas de Ensino Fundamental. O ponto de partida inscreve-se para além dessa pesquisa realizada em âmbito nacional, ou seja, avança na elaboração de análises e reflexões fundamentadas nos saberes do aporte psicanalítico.

Palavras-chave : Educação Integral; Psicanálise e Educação.

        · texto em português