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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

MOTA, Janaina, BOMFIM, Adriana Pereira and NETO, Nastassja Silva. Memória educativa e formação profissional a distancia: os (des)caminhos de uma escolha. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 29 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100040&lng=en&nrm=iso> .

Enquanto dispositivo de enunciação do sujeito, a produção da Memória Educativa revela-se matéria privilegiada para aqueles que têm a oportunidade de deparar-se com sua elaboração durante seu processo formativo, uma vez que esta corrobora a re-significação da práxis docente/ discente, seja no ensino presencial ou a distância. Considerando que a primeira modalidade de ensino constitui-se por uma formação triangular (professor-aluno-conhecimento) concebida em um cenário pedagógico tátil, no qual as relações pedagógicas aproximam-se pela presença do outro, reconhecemos que a segunda modalidade mencionada não desfaz a relação triádica existente no processo de ensino - aprendizagem, apenas denota a necessidade de se estabelecer estratégias distintas para uma possível transmissão do saber que propicie problematização e reflexão entre os sujeitos do processo. Com efeito, discutimos o quanto ambas têm oportunizado aos profissionais atuantes e/ ou em formação reflexões importantes a respeito da necessidade de re-significação da educação, escola, currículo, estudante, professor, avaliação, gestão escolar, e, principalmente, formação profissional. Inseridos no rol dessa formação, especificamente de professores, questionamos: o que leva um aluno a aperfeiçoar-se atravessando o desafio da modalidade de ensino a distância? Dessa forma, seria possível, através da análise da "Memória Educativa", caminharmos para o enfrentamento do fator "distância" nesta modalidade de ensino? A Memória Educativa seria um dispositivo relativizador da distância entre sujeitos (professor-aluno) de um processo educativo? Neste sentido, ressaltamos, neste processo de formação, os efeitos subjetivos que acabam por determinar o ato pedagógico e, a partir da teoria psicanalítica, a possível leitura das memórias educativas dos alunos de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil, buscamos compreender quais os (des) caminhos que os levaram a esta modalidade de ensino.

Keywords : Educação a distância; Psicanálise; Memória Educativa.

        · text in portuguese