7Memória educativa e formação profissional a distancia: os (des)caminhos de uma escolhaPsicólogo costurando com educador a rede do desejo da criança author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

VENEZIAN, Juliana de Albuquerque, OLIVEIRA, Bruna Ronchi and ARAUJO, Maria Augusta da Costa. O manejo da agressividade da criança: o que uma mordida quer dizer?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100041&lng=en&nrm=iso> .

A criança olha no espelho e ainda não sabe que aquela é sua imagem, para sabê-lo tem que se diferenciar, é através da descoberta do outro que isso acontece. Ela vai percebendo que existe um tempo de espera entre o que quer e o momento da satisfação. Neste tempo percebe que algo não depende do seu controle, isso é bem violento para o bebê, que fica a desejar e reage. A partir do seu desejo instaurado por essa falta reage com agressividade no mundo. A agressividade leva o ser humano a diferenciar um eu e precipitar um sujeito. Essa mesma agressividade possibilita a produção humana, na medida em que, concomitante a estes processos, ela será sublimada ou reprimida. Significa que a criança tem a possibilidade de transformar a agressividade em arte, palavras, atitudes, iniciativas. Para a criança que não adquiriu linguagem verbal, a mordida é um exemplo de uma tentativa de se comunicar, pode ser uma oportunidade que a criança tem de transformar em palavras aquilo que está querendo dizer, isso porque o ser humano conta com o recurso da palavra, da mediação simbólica.. Freud percebeu a grande importância que a boca tem tanto no início do desenvolvimento quanto nos sintomas que perduram até a idade adulta, e sistematizou o desenvolvimento psicossexual designando fases e denominando esta inicial de Fase Oral. É através da boca que a criança ri, chora, balbucia, aceita ou rejeita o alimento se relacionando assim com o mundo. Esta vai conseguir se expressar pela fala se houver investimento, e esse investimento é produzido na relação da criança com o Outro. Que atuação pode contribuir com estes processos? Traremos recortes da experiência no CEDEI/ HCFMUSP.

Keywords : Psicanálise; Infância [Creche]; Linguagem.

        · text in portuguese