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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Na creche, o psicólogo recebe as demandas dos educadores e pais acerca do manejo com as crianças, isso ocorre quando a criança se mostra sofrendo ou fazendo o outro sofrer. O psicólogo é procurado por pais e educadores para apaziguar, modificar, corrigir algum comportamento ou disposição constitutiva da criança, mobilizados pela angústia que o infans provoca ao recolocar no "mundo dos grandes" a impossibilidade de satisfação plena. A criança é sempre polêmica, pois traz sua leitura e interpretação, faz espelho para o adulto, mas espelho sempre deformado, que ressalta as corcovas e corcundas da imperfeição. O adulto atualiza o recalcado que é sua infância, portanto vivencia a perda dessa infância que já não possui e que não acessa. Crianças, mães e Educadores são escutados, porém o foco da escuta é sempre o sujeito como efeito deste inacessível. Esta escuta só pode acontecer a partir de uma construção que exige tempo e manejo: as ofertas, as recusas, os acolhimentos, os silêncios, as pontuações, estes movimentos do Psicólogo vão mostrando à instituição a que ele vem, do que ele trata. Essa circulação da palavra entre os adultos, promove lugar para os deslocamentos e deslizamentos da posição da criança que eventualmente abre mão daqueles sintomas que estavam atravancando o processo educativo e se colocam possibilidades dela ser no mundo que antes não existiam. Para falar deste processo de forma clara e comprometida alguns recortes do cotidiano do trabalho da psicologia no CEDEI - Centro de Desenvolvimento de Educação Infantil /HCFMUSP serão apresentados.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação infantil [Psicologia]; Infância [Creche].

        · texto em português