7Um psiquismo para dois na psicose: a escola e a psicoterapia como interdiçãoQueixa escolar e subjetividade: por diagnóstico que vá além da suposta dicotomia entre o conceitual e o "psicológico" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

SILVA, Kelly Cristina Brandão da. TGD, TID, TDAH, TDO, TOC ... será que educamos melhor com os diagnósticos ?. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100044&lng=es&nrm=iso> .

A enorme variação e amplificação dos critérios de diagnóstico - preconizadas pelo DSM-IV - e sua crescente invasão no meio escolar impulsionam a escola a querer saber tudo. Esse trabalho visa problematizar essa busca frenética por diagnósticos e os crescentes encaminhamentos e reencaminhamentos de alunos para diversos profissionais. Percebe-se uma tentativa de naturalizar as diferenças dos alunos e enquadrá-los em categorias ordenadoras previamente estabelecidas, que pressupõem uma descrição detalhada e cada vez mais refinada, em um movimento classificatório que tende ao infinito.

Palabras llave : Psicanálise; diagnóstico psiquiátrico; tarefa educativa.

        · texto en portugués