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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Aborda e problematiza uma questão específica da dificuldade no diagnóstico da queixa escolar, discutindo uma suposta dicotomia entre dois pontos; por um lado os aspectos ditos mais cognitivos da aprendizagem, revelados em lacunas conceituais que subjazem, muitas vezes um encaminhamento questionável para algum serviço especializado, como mostram inúmeras pesquisas sobre fracasso escolar e, por outro lado, os aspectos mais "psicológicos", também muitas vezes fruto de imaginarizações igualmente questionáveis. O objetivo central deste trabalho é lançar um olhar sobre a dificuldade do profissional nesse cenário, incluindo o mal-estar na condução do processo, as estratégias de atuação e as reflexões advindas de um posicionamento mais crítico e menos ingênuo. A experiência do autor em um serviço escola de um curso de Psicologia supervisionando um núcleo atravessado pelo referencial psicanalítico será a base para as narrativas de acolhimento da queixa escolar numa proposta que tem em conta levar em consideração o social e o individual, expondo algumas tentativas de enfrentamento desse difícil fenômeno e sua necessária desmistificação.

Palavras-chave : Psicanálise e educação; queixa escolar; diagnóstico.

        · texto em português