7Queixa escolar e subjetividade: por diagnóstico que vá além da suposta dicotomia entre o conceitual e o "psicológico"Crianças autistas e o espaço lúdico: um relato de estágio author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

MRECH, Leny Magalhães, SANADA, Elizabeth dos Reis, NUBILE, Marisa V. F. C. et al. A criança na contemporaneidade: sujeito ou objeto?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100046&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem por objetivo discutir que lugar a criança vem a ocupar na contemporaneidade, circunscrevendo para isto o que se conhece como "Reborn-Babies", em português, bebês-renascidos, ou seja, uma prática que vem se tornando comum e que consiste na aquisição de bonecas que reproduzem cada vez com maior fidedignidade os traços de um bebê humano, que vão desde o cuidado com a textura da pele, confecção de unhas e cabelos, ao desenvolvimento de mecanismos que reproduzem o peso, a respiração e os batimentos cardíacos. Entre os pontos que buscamos discutir destacamos uma diferença que se marca entre a posição objetal da criança frente às figuras parentais na atualidade e aquela apresentada por Freud no século passado e retomada por Lacan nos primeiros anos de seu ensino: a criança na contemporaneidade cai do lugar de ideal, de desejo, sendo tomada como corpo e, portanto, na ordem do gozo próprio e do gozo de seus pais. Estudos, como o do psicanalista Eric Laurent, apontam que, neste caso, a criança viria a suturar a falta materna, havendo realização não do objeto que responde à castração, ao simbólico, à representação, mas à angústia ligada à privação, um objeto, portanto, que aparece no real. Desta forma, pretendemos discorrer ainda sobre as influências da ciência, do discurso capitalista e do mercado de consumo para o processo de subjetivação da criança contemporânea, uma vez que estes vêm a assumir, por um lado - o científico - a função de nomeação do sujeito na contemporaneidade, sendo responsável pela produção de saberes que, associados ao capital, viabilizam a produção de objetos que visam a suturação da falta e, por outro - o do discurso capitalista - proporcionam ao sujeito a ilusão cada vez mais real de que é possível encontrar o objeto capaz de realizar seu fantasma. Trata-se de uma ilusão que se revela no discurso e na prática de mães que adquirem os "Reborn-Babies", ora para substituir filhos reais que foram perdidos, ora para imortalizar a imagem de seus filhos já crescidos, ou ainda para "satisfazer" o desejo de filhos que gostariam de ter um irmão. Assim, compram "seus bebês" em sites da Internet, a preços que podem variar entre quinhentos e três mil dólares, denunciando o lugar de objeto que reservam à criança, e que se resume na frase: "elas não dão trabalho, só felicidade".

Keywords : criança-sujeito; criança-objeto; reborn-babies.

        · text in portuguese