7Crianças autistas e o espaço lúdico: um relato de estágioO sujeito do inconsciente e a escrita author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

RUDGE, Lia Lima Telles and SILVA, Marianna da Gama e. Jogando com a palavra. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100048&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho consiste numa leitura de uma narrativa realizada por um grupo de crianças na oficina de linguagem, um dispositivo que faz parte da montagem do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio, uma ONG que atua na interface entre a Psicanálise e a Educação. O objetivo desta oficina é re-significar a relação das crianças com a leitura e a escrita, através de diversas modalidades de linguagem de nosso contexto cultural - músicas, poesias, adivinhas, jogos, expressões verbais, etc - visando despertar ou recuperar a curiosidade e o interesse por um saber compartilhado socialmente, o que pode produzir transformações importantes na relação ensino - aprendizagem. Toda leitura surge de uma interpretação que depende da perspectiva teórica adotada. No caso deste artigo, utilizamos como referência a teoria psicanalítica da constituição do sujeito, especialmente a obra de Lacan. Priorizamos nesta leitura o trabalho do significante, que "não é qualquer palavra, não é qualquer dito, mas uma palavra ou dito trabalhados pelo inconsciente (....) São próprios do significante a ambigüidade semântica, o deslocamento, a possibilidade de girar, de armar diferentes circuitos e de montar roteiros que, quando criados pela criança, podem produzir efeitos de significação diferentes" (Gueller, 2008, p.88). É no "só depois" (après-coup1), na retroação de um significante sobre o outro que um sentido vai se produzindo. A pergunta que buscamos investigar neste trabalho é em que medida a elaboração da narrativa Os Guerreiros, inserida numa montagem atravessada pela psicanálise, mas desenvolvida numa interface com a educação, permitiu aos sujeitos que dela tomaram parte, transportar certas questões com que se deparam em seu processo de constituição para um mundo ficcional e, assim, elaborá-las, de modo a "fazer um giro em suas produções discursivas, produzindo algo diferente" (Besset e Rubim, 2007, p. 48).

Keywords : linguagem; sujeito; inconsciente.

        · text in portuguese