7Crianças autistas e o espaço lúdico: um relato de estágioO sujeito do inconsciente e a escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Este trabalho consiste numa leitura de uma narrativa realizada por um grupo de crianças na oficina de linguagem, um dispositivo que faz parte da montagem do Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio, uma ONG que atua na interface entre a Psicanálise e a Educação. O objetivo desta oficina é re-significar a relação das crianças com a leitura e a escrita, através de diversas modalidades de linguagem de nosso contexto cultural - músicas, poesias, adivinhas, jogos, expressões verbais, etc - visando despertar ou recuperar a curiosidade e o interesse por um saber compartilhado socialmente, o que pode produzir transformações importantes na relação ensino - aprendizagem. Toda leitura surge de uma interpretação que depende da perspectiva teórica adotada. No caso deste artigo, utilizamos como referência a teoria psicanalítica da constituição do sujeito, especialmente a obra de Lacan. Priorizamos nesta leitura o trabalho do significante, que "não é qualquer palavra, não é qualquer dito, mas uma palavra ou dito trabalhados pelo inconsciente (....) São próprios do significante a ambigüidade semântica, o deslocamento, a possibilidade de girar, de armar diferentes circuitos e de montar roteiros que, quando criados pela criança, podem produzir efeitos de significação diferentes" (Gueller, 2008, p.88). É no "só depois" (après-coup1), na retroação de um significante sobre o outro que um sentido vai se produzindo. A pergunta que buscamos investigar neste trabalho é em que medida a elaboração da narrativa Os Guerreiros, inserida numa montagem atravessada pela psicanálise, mas desenvolvida numa interface com a educação, permitiu aos sujeitos que dela tomaram parte, transportar certas questões com que se deparam em seu processo de constituição para um mundo ficcional e, assim, elaborá-las, de modo a "fazer um giro em suas produções discursivas, produzindo algo diferente" (Besset e Rubim, 2007, p. 48).

Palavras-chave : linguagem; sujeito; inconsciente.

        · texto em português