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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito
ISBN 978-85-60944-12-5 versão
ISBN 978-85-60944-12-5 versão
Resumo
O presente trabalho, fruto de pesquisa sobre a produção da escrita acadêmica, tem como objeto de estudo os manuscritos escolares. A pesquisa mostrará que aprender a escrever um texto acadêmico está relacionado com o processo de subjetivação. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos do sujeito do inconsciente na produção do texto acadêmico. Propomos tomar o equívoco produzido no processo de escrita enquanto uma expressão da subjetividade, marcas singulares do sujeito, e a partir do qual é possível um reposicionamento do sujeito frente a sua produção. O corpus é composto de manuscritos, versões da monografia de conclusão de curso de pós-graduação (especialização), o projeto, intervenções da orientadora e e-mails trocados entre a orientanda e orientadora. O campo teórico que embasa a pesquisa é a psicanálise de orientação lacaniana, recorremos aos conceitos de sujeito do inconsciente e transferência para pensar sobre a produção da escrita.
Palavras-chave : sujeito do inconsciente; psicanálise e escrita acadêmica.