7O discurso como posição subjetiva do professor de educação infantilTransmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

ALVES, Marcia Doralina and GUARESCHI, Taís. Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 27 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100053&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho trata da inclusão educacional de alunos com psicose na realidade escolar de Santa Maria-RS. Em pesquisas realizadas nas escolas desde 2002, foi possível perceber a angústia dos professores ao se depararem com um não saber pedagógico diante desses alunos. Um aspecto acerca da inclusão educacional obteve destaque: o principal objetivo da escolarização de alunos com psicose, segundo os professores, é a socialização. Foi constatado também que na visão dos professores os alunos não usufruem da escola como um local para aquisição das capacidades da leitura e escrita. Considerando que o significante escola remete ao significante escrita, podemos nos perguntar sobre o investimento dos professores na aprendizagem de alunos que estão na escola apenas para se socializarem.

Keywords : Psicose; Inclusão; Socialização.

        · text in portuguese