7O discurso como posição subjetiva do professor de educação infantilTransmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

Este trabalho trata da inclusão educacional de alunos com psicose na realidade escolar de Santa Maria-RS. Em pesquisas realizadas nas escolas desde 2002, foi possível perceber a angústia dos professores ao se depararem com um não saber pedagógico diante desses alunos. Um aspecto acerca da inclusão educacional obteve destaque: o principal objetivo da escolarização de alunos com psicose, segundo os professores, é a socialização. Foi constatado também que na visão dos professores os alunos não usufruem da escola como um local para aquisição das capacidades da leitura e escrita. Considerando que o significante escola remete ao significante escrita, podemos nos perguntar sobre o investimento dos professores na aprendizagem de alunos que estão na escola apenas para se socializarem.

Keywords : Psicose; Inclusão; Socialização.

        · text in portuguese