7O discurso como posição subjetiva do professor de educação infantilTransmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

ALVES, Marcia Doralina e GUARESCHI, Taís. Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando.. In: FORMACAO DE PROFISSIONAIS E A CRIANCA-SUJEITO, 7., 2008, São Paulo. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100053&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.

Este trabalho trata da inclusão educacional de alunos com psicose na realidade escolar de Santa Maria-RS. Em pesquisas realizadas nas escolas desde 2002, foi possível perceber a angústia dos professores ao se depararem com um não saber pedagógico diante desses alunos. Um aspecto acerca da inclusão educacional obteve destaque: o principal objetivo da escolarização de alunos com psicose, segundo os professores, é a socialização. Foi constatado também que na visão dos professores os alunos não usufruem da escola como um local para aquisição das capacidades da leitura e escrita. Considerando que o significante escola remete ao significante escrita, podemos nos perguntar sobre o investimento dos professores na aprendizagem de alunos que estão na escola apenas para se socializarem.

Palavras-chave : Psicose; Inclusão; Socialização.

        · texto em português