7Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentandoO discurso da competência como fator de desautorização docente author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

FOGACA, Marcia Regina. Transmissão e subjetividade: relato de uma experiência em formação de professores. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100054&lng=en&nrm=iso> .

O presente relato se refere a uma experiência pessoal desenvolvida como docente no ensino de disciplinas de Psicologia para alunos de primeiro ano de um curso de Pedagogia de uma instituição privada, então recém aberta, na periferia de São Paulo, cujos alunos, em sua maioria, são oriundos de escolas públicas dessa mesma periferia. A concepção de transmissão no ato educativo trabalhada em minha dissertação de mestrado - que o entende como um ato em dois tempos no qual o primeiro ata o sujeito aos significantes que vêm do Outro, alienando-o a um discurso do qual deve, num segundo momento, separar-se - norteou essa que foi minha primeira experiência como docente no ensino superior. Tendo como pressuposto a impossibilidade da educação - tal como a psicanálise a coloca - me lancei a enfrentar o desafio em que consiste um trabalho de formação de profissionais de educação. Alguns pontos da reflexão acerca desse "enfrentamento" dizem respeito à perplexidade diante do quadro com o qual me deparei quanto às dificuldades da grande maioria dos alunos em relação a conteúdos disciplinares mínimos exigidos para um aluno de ensino superior. Essa perplexidade pode ser resumida em uma pergunta que, então, surgiu: "se 'aquele que ensina o faz, obviamente, porque, alguma vez, deve ter aprendido, ao menos, aquilo que tenta transmitir' (Lajonquière, 1997) o que essas pessoas irão ensinar quando forem professores?" Como contraponto a tal pergunta surgiu uma questão "o que eu posso ensinar a essas pessoas?", cuja resposta me apontou o ponto de onde partir, aliás, em qualquer ensino: transmitir o que não pode deixar de ser transmitido em qualquer ato educativo, ou seja, uma posição subjetiva que implica um posicionamento ético: considerar aquele que está diante de mim como um sujeito de desejo. As decorrências desse posicionamento são parte da experiência objeto deste relato.

Keywords : Psicanálise; educação; transmissão; formação de professores.

        · text in portuguese