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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Lidamos hoje com a queixa de professores que se dizem "desvalorizados", "desrespeitados" e "desautorizados", além de denunciarem que os alunos, os não-mestres, "não querem saber de nada". Ao que parece, professores demandam ocupar uma função nostalgicamente idealizada e abnegada de outrora, mas encontram-se ocupantes tão-somente de um ofício sucumbido à atual massificação educacional, à aparente anomia das instituições sociais, ao aumento da violência urbana, à perplexidade e depauperação da escola de nossos tempos. Entretanto, a mística moderna não parece ter-nos dado outro destino senão o de uma crise política da autoridade, um declínio de um deus-pai perdido na origem e um desmentido de todo aquele que se diz mestre per si. "Deus está morto", diria Nietzsche, ou o "Pai está morto", diria Freud. Seria, então, o mestre uma contínua tentativa do homem de se espelhar e unir Pai e Deus? Ora, justamente por não ser nem Pai nem Deus, o mestre desde sempre, mas sobretudo agora, em nossos tempos, nunca foi tão interrogado. Sua função declinada tem levado professores a se perceberem cada vez mais como "Deuses de prótese" - se pudermos utilizar uma terminologia freudiana. Mas, afinal, como na prática os professores entendem e teorizam acerca desse declínio? Como constroem subjetividades levando-se em conta esse caráter de "prótese"? Quais são as estratégias subjetivas que esses professores inventam para lidar com a precarização imposta ao seu exercício profissional? E, por fim, será que existe diferença entre "mestres" que praticam seu ofício dentro ou fora da escola? A presente comunicação, extraída da pesquisa "A Subjetividade Docente Produzida em Tempos de Declínio do Discurso do Mestre, financiada parcialmente pela FAPEMIG e CNPq, pretende abordar os efeitos desse declínio na modernidade e como a subjetividade do professor é construída nesses tempos tidos como de destituição dos valores modernos, vigentes desde as chamadas revoluções liberais.

Palavras-chave : Declínio do Mestre; Psicanálise do vínculo social; Competência.

        · texto em português