7A consulta terapêutica com pais de uma criança autistaProfessor-sujeito: um vaga...lume? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

LIMA, Maria Celina Peixoto, PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz y COSTA, Renata Pires Bastos. Desejo de saber e os imperativos paradoxais do ato educativo na adolescência. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100058&lng=es&nrm=iso> .

A adolescência vem, na sociedade ocidental contemporânea, ocupando as atenções das ciências humanas e apresentando-se como um campo de investigação privilegiado das questões que marcam a atualidade. A violência dos laços sociais aparece normalmente associada à crise da autoridade com seus efeitos de ruptura do valor simbólico da lei sobre a família, a escola e a cultura. A problemática da conexão entre psicanálise e educação vem sendo amplamente discutida no campo da infância. Trata-se aqui de ampliar essa discussão abordando-a a partir da adolescência. Para tanto, refletiremos sobre os impasses produzidos pelas injunções paradoxais de um supereu edipiano e um supereu coletivo e seus efeitos sobre a gênese do sentimento de autoridade e sobre os destinos do desejo de saber na adolescência.

Palabras llave : adolescência; autoridade; desejo de saber.

        · texto en portugués