7"Para onde olha esta criança?": quando as lentes de um professor interrogam o olhar de um autistaContribuições da psicanálise na escola: o professor se confrontando com sua própria palavra author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

PULLOL, María Teresita. A criança-sujeto, ou…pode uma criança ser sujeito numa instituição educativa ?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100061&lng=en&nrm=iso> .

Através deste trabalho tentará-se encontrar um enlace entre Psicanálise e Educação por meio da temática do fracasso escolar. Entender o fracasso escolar como síntoma permitirá-nos questioná-lo e não deixá-lo estancado como um simples rótulo na prática educativa. Assim como desde a Pedagogia os standars estão pré.fixados no quanto as metas a serem atingidas pelas crianças, desde a Psicanálise abordamos outros tempos, tempos lógicos que permitirão o surgimento do Sujeito. Diferenciando Saber de Conhecimento, o fracasso escolar poderá se vislumbrar como algo que permitirá emergir um Real, que ao não ser ligado, obstaculiza as práticas. Proporá-se como mediante o trabalho em instituições e promoviendo a escuta analítica a os diferentes profissionais que desenvolvem-se em torno á criança-sujeito como objeto de estudo, podem-se quesionar os saberes encarnados, para dar lugar a outros dizeres. E no meio deste enlace? Sempre fica a criança, que, no melhor dos casos, poderá asomar como Sujeito do Desejo.

Keywords : fracasso escolar; sintoma; saber.

        · text in portuguese