7A criança-sujeto, ou…pode uma criança ser sujeito numa instituição educativa ?Tecendo a constituição psíquica pelas linhas da escrita author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

GUIMARAES, Marisa Siggelkow. Contribuições da psicanálise na escola: o professor se confrontando com sua própria palavra. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100062&lng=en&nrm=iso> .

Neste trabalho trago uma experiência com um grupo de reflexão com professores de alunos adolescentes, como uma contribuição da psicanálise em uma escola do município de Niterói-RJ. Tal experiência se deu a partir de uma pesquisa que realizei nesta escola que faz parte de minha dissertação de Mestrado na linha de pesquisa Psicanálise e Saúde, do Mestrado Profissional em "Psicanálise, Saúde e Sociedade" da Universidade Veiga de Almeida. Nela tive como objetivos verificar o que professores e alunos adolescentes traduzem como sendo violência em sua escola; ouvir deles o que pensam ser suas causas e - através do grupo de reflexão com professores, numa escuta psicanalítica - abrir espaço para a palavra do professor para que este, na interlocução com seus pares, pudesse se interrogar sobre sua prática. Neste sentido, trabalhei com um grupo de reflexão com três professores voluntários, numa referência à linguagem, utilizando o que Lacan (1958) denomina de confrontação, ou seja, uma formulação possível de levar o sujeito a se haver com seus ditos, buscando abrir espaço para novas perguntas e novos significados sobre o que era considerada violência naquele espaço, por aqueles professores.

Keywords : Grupo de Reflexão; Professores e Psicanálise.

        · text in portuguese