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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Neste trabalho trago uma experiência com um grupo de reflexão com professores de alunos adolescentes, como uma contribuição da psicanálise em uma escola do município de Niterói-RJ. Tal experiência se deu a partir de uma pesquisa que realizei nesta escola que faz parte de minha dissertação de Mestrado na linha de pesquisa Psicanálise e Saúde, do Mestrado Profissional em "Psicanálise, Saúde e Sociedade" da Universidade Veiga de Almeida. Nela tive como objetivos verificar o que professores e alunos adolescentes traduzem como sendo violência em sua escola; ouvir deles o que pensam ser suas causas e - através do grupo de reflexão com professores, numa escuta psicanalítica - abrir espaço para a palavra do professor para que este, na interlocução com seus pares, pudesse se interrogar sobre sua prática. Neste sentido, trabalhei com um grupo de reflexão com três professores voluntários, numa referência à linguagem, utilizando o que Lacan (1958) denomina de confrontação, ou seja, uma formulação possível de levar o sujeito a se haver com seus ditos, buscando abrir espaço para novas perguntas e novos significados sobre o que era considerada violência naquele espaço, por aqueles professores.

Palavras-chave : Grupo de Reflexão; Professores e Psicanálise.

        · texto em português