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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Este trabalho discute o tema da psicanálise aplicada em Freud e Lacan, e apresenta um relato de experiência de trabalho que consiste numa prática de escuta em grupo aos professores de uma escola pública de educação infantil. A análise das obras de Freud em torno das aplicações não médicas da psicanálise nos remete a uma idéia de que as possibilidades de aplicação da psicanálise a outros campos de saber estão intimamente ligadas à formação do analista. No entanto, sua interrogação acerca dos limites dessa aplicação adverte contra a tendência a fazer da psicanálise uma visão de mundo. Em Lacan, a questão da psicanálise aplicada aparece explicitada no Ato de Fundação da Escola Freudiana de Paris e, nesse contexto, significa terapêutica e clínica médica, dizendo respeito à prática do analista. Na Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola, com o dispositivo do passe, Lacan institui um meio de verificação do ato analítico. Em sentido estrito, uma análise se revela didática por retroação desse tempo posterior, no qual o passe se verifica. Nesse contexto, o que se aplica da psicanálise é o desejo do analista. Assim, a aplicação seria uma conseqüência possível da implicação do praticante com a causa da psicanálise em sua formação. Neste sentido, tal aplicação só se revelaria em sua qualidade analítica num tempo posterior ao seu desenvolvimento. Sustentadas nessa teorização, diante de uma demanda de intervenção que nos foi endereçada, fizemos uma oferta que consiste numa prática de escuta em grupo aos professores de uma escola pública de educação infantil. Para lê-la, propomos uma escansão do percurso realizado em três tempos: o delineamento da demanda, o tratamento dado em resposta e seus possíveis efeitos. Apostamos que tal dispositivo pode ser pensado como uma possibilidade de formação para o trabalho com a criança sujeito.

Palavras-chave : Psicanálise e Educação; Psicanálise Aplicada; Formação de Educadores.

        · texto em português