7A debilidade e a psicose: uma menina e sua mãeCenários musicais e a formação do professor: aproximações na direção da criança como sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o tema formação de profissionais - criança sujeito no âmbito da educação, a partir de questões que emergiram durante pesquisa de campo sobre o laço social na educação inclusiva. Acompanhando o trabalho desenvolvido por um grupo de profissionais da educação durante o processo de inserção de uma criança considerada como "portadoras de transtornos globais do desenvolvimento" (TGD) em uma escola comum, pública, do município de Belo Horizonte, foi possível depreender os desdobramentos de uma prática que buscava mais na invenção do cotidiano escolar do que nos aportes psicopedagógicos, saídas para os freqüentes impasses advindos da relação entre as crianças, e entre a escola e os serviços especializados. O manejo desses profissionais no sentido de superar: a emergência de situações-limite no interior da sala de aula; os predicativos presentes em certos diagnósticos; as orientações muitas vezes diretivas dos órgãos de gestão em relação à intervenção pedagógica, evidenciaram possibilidades de constituição de práticas educativas mais autorais, nas quais o sujeito professor/professora, parecia ter mais chance de se reconhecer como autor. Consideramos que essas discussões estão no centro do debate sobre a formação docente na atualidade, embora, na maior parte das vezes, acabem esvaecendo-se em processos formativos que se orientam, fundamentalmente, pelo viés de uma racionalidade cientifica. Para desenvolver essas questões e pensar em seus efeitos para os processos de formação profissional, propomos um diálogo com os trabalhos de Lobosque (1997), Mrech (1999), Lajonquière (2001), Bastos (2003), Diniz (2005), Pereira (2005), dentre outros.

Palavras-chave : Formação docente; sujeito; prática pedagógica.

        · texto em português